Resumo de Reportagens e Acontecimentos que pode consultar mensalmente na nossa revista, trazendo actualidades relacionadas com o mundo do vinho e não só.

Nectar: Edição 79/80

—————————-
REPORTAGENS
—————————-

Nazaré wine weekend
3 dias de música, petiscos e vinho

No porto de abrigo da Nazaré, o wiNebar do NBar promoveu, no primeiro fim-de-semana de Julho, um wine weekend com música, petiscos gourmet e presença de produtores, enólogos e distribuidores. A acção segue as propostas que o enófilo Nuno Estrelinha tem vindo a apresentar no wiNebar, das quais se destacam as habituais noites de música ao vivo com degustação de vinhos.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

Revidouro’09
A maior Feira de Vinhos e Gastronomia do Douro ambiciona dimensão internacional

A Revidouro’09 – Feira de Vinhos e Gastronomia do Douro é um dos principais eventos dedicados a este sector de actividade da região.

Reportagem: Luis Branco Barros

—————————-

D’Origem
aposta forte no Velha Geração Grande Reserva

O produtor Paulo Duarte, da empresa D’Origem, apresentou o seu portfólio de vinhos durienses, nomeadamente as marcas Herança, Velha Geração e o Velha Geração Reserva. Este último, ainda da colheita de 2004, tem sido o principal produto da casa do Pinhão, representando “o típico vinho tinto do Douro”.

—————————-

Quinta da Pedra Alta
Homenagem A todas as mulheres

A cada dois anos, da Quinta da Pedra Alta, sai uma série limitada de garrafas de um Rosé “de homenagem a todas as mulheres e, em particular, a Teresa Pinto Leal”, filha do proprietário, refere Carmen Guedes. Nos vinhos do Porto brancos, a Quinta da Pedra Alta revela-nos “um aperitivo que é muito diferente de todos os outros vinhos”, para ser servido “gelado e com água tónica”, preferencialmente. A doçura, a textura e o aroma “são diferentes e só mesmo provando é que se pode compreender esta diferença”.

—————————-

Casa Agrícola de Santa Eugénia
Lamenta falta de parcerias entre produtores

Carlos Varela, da Casa Agrícola de Santa Eugénia, destaca a “contracção do negócio dos vinhos e a impossibilidade das pessoas em fazer parcerias”. O produtor de Alijó considera que “as pessoas são normalmente chatas e egoístas no negócio e dificilmente se conseguem parcerias”, o que, para este responsável, é impeditivo da obtenção de economias de escala.

—————————-

Artur Cascarejo – Presidente da Câmara Municipal de Alijó
Combate à crise passa por investir em produtos não deslocalizáveis, agarrados aos territórios

Alijó. 300 quilómetros quadrados. 14.000 habitantes. 19 freguesias, entre as quais as conhecidas Favaios, Sanfins do Douro e Pinhão. Este concelho localiza-se, estrategicamente, no coração da primeira Região Demarcada do mundo, criada em 1756 pelo Marquês de Pombal, ministro do rei D. José I, sendo um dos mais importantes quando falamos em vinho.O vinho representa, para o autarca de Alijó, muito mais do que uma bebida agradável que acompanha a gastronomia local. Segundo Artur Cascarejo, o vinho é o instrumento de afirmação, nacional e internacional, socio-económica do concelho de Alijó.

Reportagem: Luis Branco Barros

—————————-

Luís de Barros – Director Geral da Adega Cooperativa de Favaios
É possível trabalhar com qualidade em grandes quantidades

A Adega Cooperativa de Favaios arrecadou, recentemente, três medalhas de ouro, no concurso internacional Vinitaly 2009, em Verona. O Moscatel de Favaios 10 anos ganhou a Grande Medalha de Ouro e o Favaios 1989 e Favaíto, o Aperitivo Nacional, também foram premiados.

Reportagem: Luis Branco Barros

—————————-

Feira do Vinho do Dão
Nelas promove maior feira de vinho do país

A vila de Nelas, “no coração do Dão”, acolheu aquela que é a “maior feira de vinho do país”, onde se fazem mais negócios relacionados com o precioso néctar. Uma festa agrícola de paladares, sabores e tradições. Um ponto de encontro dos produtores com os consumidores finais. À espera de 20 a 30 mil visitantes.

Reportagem: Luis Branco Barros

—————————-

Confraria dos Enófilos do Dão (I)
Tomada de posse e homenagem a Magalhães Coelho

A cerimónia de abertura da XVIII edição da feira foi precedida pela tomada de posse dos novos corpos gerentes da Confraria dos Enófilos do Dão, para o período de 2009 a 2012.

Reportagem: Luis Branco Barros

—————————-

Feira do Vinho do Dão
Proximidade aos consumidores finais e apresentação de novidades

A maior feira de vinho do país, conforme garantem os seus organizadores, serve vários propósitos aos seus expositores. Para muitos, contudo, o objectivo principal é estar próximo dos consumidores, apresentando-lhes as novidades e procedendo a inúmeras provas. A vitalidade dos produtores do Dão está bem patente nesta feira que se realizou por 18 vezes em Nelas.

Reportagem: Luis Branco Barros

—————————-

Confraria dos Enófilos do Dão (II)
Almoço de degustação dá a conhecer novidades

A organização da Feira de Vinho do Dão promoveu, pela primeira vez, um encontro de jornalistas e bloggers que se dedicam à promoção e divulgação do vinho em Portugal. O conhecido restaurante Bem Haja, em Nelas, duas vezes recomendado pelo Guia Michelin, foi o local escolhido para provar cinco novos vinhos do Dão, devidamente acompanhados por uma refeição magnificamente servida pela equipa de Isabel Raposo.

Reportagem: Luis Branco Barros

—————————-

Escanção Manuel Moreira
Vinhos do Dão têm excelente relação qualidade-preço

No vasto programa proporcionado pela Feira do Vinho do Dão de Nelas incluía-se uma sessão comentada de prova orientada, da responsabilidade do escanção Manuel Moreira. Colaborador de revistas da especialidade, proprietário de um restaurante em Cascais, formador e consultor, este escanção é, actualmente, vice-campeão do mundo num concurso internacional que reuniu os melhores escanções.

—————————-

Adega Coop. de Nelas lança novo vinho
Fernão Gonçalves Reserva 2008 branco

A Adega Cooperativa de Nelas (ACN) apresentou o seu mais recente vinho, Fernão Gonçalves Reserva 2008, um branco que se vem juntar aos tintos da mesma insígnia lançados anteriormente em 2000 e 2006.

Reportagem: Luis Branco Barros

—————————-

Naval 1º de Maio
Visita Cooperativa Agrícola de Nelas

Durante o estágio de pré-época realizado no distrito de Viseu em Julho, a equipa do clube de futebol Naval 1º de Maio, da Figueira da Foz, visitou a Cooperativa Agrícola de Nelas, a convite do gestor, José Lemos, para tomar contacto com a produção do Dão.

—————————-
ACONTECIMENTOS
—————————-

Estação Vitiv. Nacional
100 anos de investigação em Dois Portos

Em Dois Portos, Torres Vedras, os 100 anos da investigação experimental na Estação Vitivinícola Nacional (actual Instituto Nacional de Investigação Agrária-INIA), foram assinalados com um colóquio sobre A importância da investigação agrária para o desenvolvimento do sector vitivinícola.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

CVR Lourinhã
Estratégias e potencialidades da Aguardente DOC Lourinhã

Com o apoio da autarquia, a Comissão Vitivinícola Regional da Lourinhã, entidade reguladora da produção da região demarcada da Aguardente DOC, organizou um seminário na Capital dos Dinossauros dedicado às estratégias e potencialidades desta bebida, única em Portugal e uma das 3 aguardentes europeias certificadas.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

Douro Film Harvest – Homenagem a Milos Forman
Promover a região e o vinho do Porto

No dia 10 de Setembro de 1756 o Estado Português, liderado por D. José I e pelo Marquês de Pombal, lançou as bases da constituição da Região Demarcada do Douro e de um sistema de regulação da produção e comércio dos vinhos aqui produzidos. Este passo pioneiro a nível mundial não só assumiu os hoje óbvios conceitos de defesa de uma denominação de origem controlada mas, o que não é menos importante, desencadeou uma especial celebração da Região Demarcada do Douro e do vinho do Porto.

Reportagem: Marta Mikolajczak

—————————-

DFJ Vinhos
Apresentação de novas criações em Lisboa

José Neiva Correia elegeu a calorosa noite de 7 de Setembro para, juntamente com o menu preparado pelo chef Nuno Diniz, apresentar aos jornalistas no restaurante do hotel York House, em Lisboa, três novas criações DFJ Vinhos: o DFJ Pinot Noir/Alfrocheiro 2008, o Grand’Art Touriga Nacional 2008 e o Quinta do Rocio 2007.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

Herdade do Rocim
Novidades Olho de Mocho no Tavares Rico

Com 220 anos, o mais antigo restaurante português – o Tavares Rico – foi o eleito pela Herdade do Rocim para apresentar à crítica especializada os novos vinhos Olho de Mocho. As colheitas harmonizaram na perfeição com o menu do chef José Avilez, adequado também ao Rocim Tinto 2006.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

Quinta do Casal Branco
Barbecue com Touriga Nacional Tinto 2007 no Villa Itália Cascais

A secular Quinta do Casal Branco, sediada desde 1775 em Almeirim, organizou no hotel Villa Itália Cascais um barbecue ao ar livre para dar a conhecer à comunicação social o seu primeiro monovarietal tinto, produzido com a mais tradicional casta portuguesa: o Quinta do Casal Branco Touriga Nacional 2007.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

Chancela real portuguesa associa-se a produtos de excelência
Porto Vintage 2007 é o primeiro produto seleccionado

Associar um Porto Vintage à causa real foi o propósito de uma cerimónia que decorreu em Vila Nova de Gaia, na qual se reuniram alguns apoiantes do regresso ao regime monárquico em Portugal. Além do vinho do Porto, a empresa Regis Causa vai comercializar vinho de mesa e azeite. Tudo em nome da excelência dos produtos portugueses.

Reportagem: Luis Branco Barros

—————————-

Quinta do Couquinho
Jantar vínico no restaurante Fortaleza do Guincho

A Quinta do Couquinho, situada no Douro Superior e na posse da família Melo Trigo há 4 gerações, escolheu o sumptuoso restaurante do hotel Fortaleza do Guincho, em Cascais, para efectuar um jantar vínico preparado pelo chef Vicent Farge. A ocasião serviu de apresentação pública dos tintos Quinta do Couquinho Colheita 2005 e Reserva 2005, bem como do Rosé 2008.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

Herdade da Comporta
Brancos 2008 no Terraço do hotel Tivoli Lisboa

Produtora de vinho desde 2001, a Herdade da Comporta optou pelo restaurante Terraço, no hotel Tivoli Lisboa, para divulgar as suas últimas colheitas, apresentando num jantar o Branco e o Antão Vaz, ambos de 2008. Pensada pelo chef Luís Baena, a degustação permitiu provar também o Herdade da Comporta Tinto 2005 e 2006, bem como o Aragonez/Alicante Bouschet 2005.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

2º Gala Espumante Bairrada 2009
Homenagem à região e aos seus néctares

No dia 12 de Setembro, o Centro Cultural de Congressos da cidade de Aveiro acolheu a 2ª edição da Gala do Espumante Bairrada 2009, numa co-organização do município, da Associação Rota da Bairrada e da Entidade de Turismo da Região Centro.

Texto: Patrick Neves

—————————-

Nectar: Edição 77/78

—————————-
REPORTAGENS
—————————-

Sonho Lusitano Vinhos
Nova adega e lançamento do Pedra Basta 2007

A Sonho Lusitano Vinhos, criada em 2005 pelo enólogo português Rui Reguinga e o jornalista inglês Richard Mayson, inaugurou no dia 6 de Junho a nova adega na Quinta do Centro, em Reguengo (Portalegre), e lançou o tinto Pedra Basta 2007.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

Provam
prova vertical de alvarinhos em Lisboa

A Provam – Produtores de Vinho Alvarinho de Monção, assinalou os 15 anos de existência da marca Portal do Fidalgo com uma prova vertical dos seus vinhos em Lisboa. A acção decorreu na sala Man Ray do hotel Mercure e serviu também de apresentação das novas colheitas, que acompanharam depois um jantar no afamado Solar dos Presuntos.

—————————-

Feira do Alvarinho
A celebração do Alvarinho

Foram quatro dias de fragrâncias e foliaria. Afinal, o destilar de mostos ricos em açúcares, de sabenças ancestrais, do razoável teor em ácidos orgânicos. «Festa do Alvarinho», no seu berço natural, Monção.

Reportagem: Alfredo Mendes

—————————-

Adega Cooperativa da Covilhã
Novas preciosidades

Mais um momento festivo e marcante para a Adega Cooperativa da Covilhã, reflexo do dinamismo imprimido. Recentemente, lançou quatro vinhos distintos, dois brancos um rosé e um tinto.

Texto: Alfredo Mendes

—————————-

Gala dos Vinhos Verdes
A consagração dos melhores

O sumptuoso Theatro Circo de Braga foi o cenário mais apropriado para a Gala do Vinho Verde, realização de cunho eminentemente social destinada a distinguir as melhores produções. Na ribalta, para além dos artistas que compuseram o espectáculo transmitido, em directo, pela RTP, os representantes das marcas de vinho verde premiadas pelo júri – os vinhos vedetas.

Reportagem: Alfredo Mendes

—————————-

Carvalhal da Urra S.A.
Novo produtor lança vinho regional alentejano Casa da Urra

No fim de carreira, Cândido Ferreira, médico leiriense apaixonado por arte popular, deu início à produção de vinhos alentejanos de qualidade com as uvas da Herdade do Carvalhal da Urra, na região demarcada de Portalegre. Com o apoio do enólogo Paolo Fiuza Nigra e sob a designação Casa da Urra, lançou o tinto 2007 e o branco 2008.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

Dia do Vinho
Celebrações em Palmela e Lisboa

O Dia do Vinho, assinalado este ano a 28 de Junho, foi celebrado de norte a sul do país com diversas iniciativas. Em Palmela, acompanhámos uma prova de moscatéis inserida na programação Cidade do Vinho 2009 e, em Lisboa, à wine celebration promovida pela Viniportugal em frente à Sala Ogival, no Terreiro do Paço.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

9º Concurso de Vinhos da Península de Setúbal
Bacalhôa e Adega de Pegões são os melhores

Em Julho foram entregues no restaurante Dona Isilda, na Quinta do Anjo, em Palmela, os prémios do 9º Concurso de Vinhos da Península de Setúbal. Representando a CVRPS, Ana Oliveira Machado e duas técnicas entregaram em conjunto com as entidades convidadas os troféus, seguindo-se um magnífico jantar com os vinhos galardoados.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

Conversas Tertulianas em Beja
Vinhos da Casa de Santa Vitória e Herdade Grande

Nos dias 14 e 19 de Maio decorreram mais duas Conversas Tertulianas no Beja Parque Hotel, organizadas por Ana Paula Figueira e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico local. Edite Estrela foi convidada para falar do Papel da mulher na vida partidária, e Carlos do Carmo, nome ímpar da cultura nacional, evidenciou o fado, a sua carreira e novos projectos.

Reportagem: Manuel Baiôa e João Pereira Santos

—————————-

Pommery
Lança champanhe Rosé Apanage em Portugal

Nasceu como uma homenagem às mulheres, mas mantém a tradição da casa Pommery. O Rosé Apanage foi lançado em Portugal pela mão da Rozés e do criador desta cuvée, Thierry Gasco.

Reportagem: Marc Barros

—————————-

11º Concurso de Vinhos ACIC
Cidade de Coimbra acolhe vinhos nacionais

A Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra acolheu, em Junho, o 11º Concurso de Vinhos ACIC – Cidade de Coimbra, evento que visa a promoção de vinhos de qualidade, bem como o seu consumo moderado.

Texto: Patrick Neves

—————————-

Vítor Sobral
restaurante, livro de massas e vinho com Paulo Laureano

O inconfundível chef Vítor Sobral está em alta! Abriu um novo restaurante em Lisboa, editou um livro de massas e, juntamente com Paulo Laureano, lançou um vinho regional alentejano branco de 2007 denominado Chef’s Collection. Durante um ano, é servido na classe premium da TAP a acompanhar o Prato da Boa Lembrança, rotativamente, nas rotas Lisboa/Brasil e Angola.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-
ACONTECIMENTOS
—————————-

Quinta do Regueiro
Prova vertical de alvarinhos em Lisboa

A comemorar 10 anos de existência, a Quinta do Regueiro realizou em Maio uma prova vertical dos seus vinhos alvarinhos na loja Deli Delux, em Lisboa, organizada pela distribuidora Tourigas. Na iniciativa foi apresentado o novo espumante 100% Alvarinho, ainda sem rótulo e com lançamento previsto para breve.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

Quinta dos Vales
Para despertar os sentidos

As estátuas espalhadas pela propriedade, a beleza do cenário envolvente, a funcionalidade da adega e a qualidade dos néctares. Tudo impressiona neste projecto inovador.

—————————-

AgroVinhos
Néctares de Torres Vedras recordados em Lisboa

A AgroVinhos de Alcântara, em Lisboa, sugeriu recentemente numa mostra provas de vinhos de Torres Vedras, numa organização da Associação de Agricultores local e do pelouro da cultura da Câmara Municipal, que têm vindo a desenvolver acções de promoção dos néctares da região em diversos eventos.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

Quintas de Melgaço
Alvarinhos premium em prova vertical no Chafariz do Vinho

Descobrir um Alvarinho diferente foi o desafio lançado pela Quintas de Melgaço na prova vertical que organizou, no dia 5 de Maio, na enoteca Chafariz do Vinho, em Lisboa. Uma viagem experimental pelos odores e aromas dos vinhos verdes e espumantes QM e Torre de Menagem, cujo mestre-de-cerimónias foi o especialista João Paulo Martins.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

Sogevinus Fine Wines
A superior qualidade dos Vintages

As extraordinárias características climatéricas do ano vitícola de 2007 no Alto Douro, mais a excelência dos vinhedos das Quintas do Arnozelo e de São Luiz corporizaram os factores essenciais que permitiram atingir o cume da qualidade aos Vintages.

Reportagem: Alfredo Mendes

—————————-

Barclays
Life cooking de Rui Paula com vinhos Vértice promovem serviço Premier

Valorizar a boa comida e os bons vinhos portugueses, bem como uma maneira diferenciada de estar, foi o objectivo da sessão de life cooking do chef Rui Paula acompanhada de vinhos Vértice, promovida no dia 14 de Maio pelo Barclays, no Landmark Barclays Premier, no Palácio Sotto Mayor, em Lisboa.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

IVECO Portugal
Vinhos e espumantes italianos abrilhantam 25.º aniversário

Vinhos e espumantes italianos brilharam no evento que assinalou, no dia 28 de Maio, os 25 anos de presença da Iveco no nosso país. A cerimónia decorreu na residência da embaixada de Itália em Lisboa, a convite do embaixador Luca del Balzo di Presenzano e do presidente do conselho de administração da Iveco Portugal.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

Uniarme
23.º aniversário

A Sala Tejo do Pavilhão Atlântico acolheu, na noite de 29 de Maio, a comemoração do 23º aniversário da Uniarme que reuniu cerca de 800 profissionais, entre associados e parceiros da indústria e da distribuição.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

Garrafeira Vinhos
à Solta no Dão Flores do Cabo acolhe wine tasting em Colares

Carlos Caldeira, proprietário da garrafeira em Cascais Vinhos à Solta no Dão, organizou na florista Flores do Cabo, no Pé da Serra, Colares, uma wine tasting dum rosé da Casa Agrícola Quinta da Boavista e de um tinto da Casa Aranda. A iniciativa aliou-se à inauguração da exposição da pintora moçambicana Milu Petersen.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

capa_76

Nectar: Edição 76

—————————-
REPORTAGENS (PDF Report.)
—————————-

Fundação Eugénio de Almeida
Cartuxa apresenta novas colheitas

Um dos mais antigos e emblemáticos vinhos topo de gama portugueses – o Pêra-Manca – tem duas novas colheitas:
o tinto 2005 e o branco 2007. A apresentação decorreu no dia 7 de Abril, no exterior do Convento Santa Maria Scala Coeli, em Évora, a escassos metros das antigas caves, com cerca de 500 anos, e perto da adega, instalada na Quinta Valbom, no antigo posto jesuíta integrado nos Bens Nacionais em 1755.

Reportagem: Patrick neves

—————————-

Global Wines/Dão Sul
Manjar de nobres no Paço dos Cunhas de Santar

A Global Wines, antiga Dão Sul Sociedade Vitivinícola, apresentou no dia 5 de Maio no Paço dos Cunhas de Santar, em Nelas, as colheitas de 2008 dos seus vinhos brancos. Para os acompanhar, organizou um jantar elaborado por 4 afamados chefs, no qual participaram jornalistas que se deslocaram de Lisboa ao vigoroso coração do Dão.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

38.º aniversário da Carmim
Almoço reúne 900 sócios

Cerca de 900 sócios da Carmim – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz reuniram-se no almoço anual de confraternização, realizado no dia 29 de Março no pavilhão principal, para comemorar o 38º aniversário.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

Adega Cooperativa da Labrugeira
Novo Fructus

A Adega Cooperativa da Labrugeira engalanou-se para acolher, no dia 28 de Março, a inauguração do VII Festival das Sopas e Merendas de Alenquer, cuja programação incluiu o lançamento do novo vinho tinto Fructus Alicante Boushet+Caladoc.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-
ACONTECIMENTOS (PDF Acont.)
—————————-

Companhia das Quintas e Adega Regional de Colares
Bucellas&Colares assinala centenário

Para assinalar os 100 anos de existência de duas das mais antigas regiões demarcadas do mundo, Bucelas e Colares, a Companhia das Quintas e a Adega Regional de Colares uniram-se e produziram o vinho branco regional Estremadura Bucellas&Colares 2007, numa edição limitada de 3000 garrafas.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

Chiado After Work
House music, tapas e vinho atraem jovens à baixa lisboeta

House music e vinho pode parecer uma combinação difícil mas para os novos consumidores – principalmente jovens até aos 35 anos – a fórmula resulta, na perfeição! Se aliado a outras músicas alternativas, espaços de convívio agradáveis, degustação de tapas e tratamento cuidado mas despretensioso do vinho o efeito é ainda melhor. A prova disso foi o Chiado After Work…

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

Lagoalva de Cima
Novas colheitas em prova

A Sociedade Agrícola da Quinta da Lagoalva de Cima, localizada em Alpiarça, escolheu a sala de refeições do Vinho em qualquer circunstância, na Batalha, para dar a provar os novos Quinta da Lagoalva Talhão 1 2008, Quinta da Lagoalva Rosé 2008 e Quinta Lagoalva de Cima Syrah 2005.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

Hotel Mercure Lisboa
Prova cega selecciona grandes vinhos para nova carta 2009/2010

De 157 grandes vinhos nacionais, enólogos, escanções, distribuidores e directores de hotel seleccionaram, em prova cega no dia 16 de Abril, um conjunto de 15 que fará parte da nova carta das áreas de restauração dos hotéis Mercure em Portugal. Alguns deles podem aceder à prova internacional Grands Vins Mercure, a realizar brevemente em França.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

capa74

Nectar: Edição 74/75

—————————-
REPORTAGENS (PDF)
—————————-

“Bairrada por terras do Marquês”
Gastronomia e vinho em Pombal

“Bairrada por terras do Marquês”, iniciativa da Associação da Rota da Bairrada e do município de Pombal, reuniu num jantar eno-gastronómico no restaurante Manjar do Marquês, no dia 7 de Março, perto de duas centenas de amantes da comida e vinho locais. O evento pretendeu divulgar a cultura e os produtos típicos da região, aliando-os aos vinhos e espumantes de dez produtores associados à Rota da Bairrada.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

Tertúlias do Paço – Conversas à volta do vinho
Regras para harmonizar queijos e vinhos

O ditado português “pão com olhos, queijo sem olhos e vinho de arregalar os olhos” guiou a sessão das Tertúlias do Paço – Conversas à volta do vinho, realizada no dia 15 de Março, no Pátio da Galé, em Lisboa. Virgílio Loureiro, professor do Instituto Superior de Agronomia, foi convidado para apresentar, discutir e comprovar as regras de harmonia do vinho com queijos.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

Confraria Gastronómica do Mar
Matosinhos com jantar de lampreia

Concelho ligado ao mar, Matosinhos conta com o maior número de restaurantes do país. Um peso sócio-económico vital, cuja divulgação a Confraria Gastronómica do Mar quer incentivar. Nada melhor que um jantar de lampreia para o fazer, sobretudo se acompanhado dos vinhos verdes de Felgueiras.

Reportagem: Marc Barros

—————————-

CVR Dão na Moda Lisboa Estoril
Cocktails à base de vinho

Sob o lema “elegante maturidade”, a Comissão Vitivinícola Regional do Dão foi um dos patrocinadores da Moda Lisboa Estoril, na cidadela de Cascais, apresentando no espaço VIP Lounge um wine bar dedicado aos seus vinhos. A iniciativa insere-se na nova estratégia de marketing e comunicação da CVR que define como público-alvo a faixa etária dos 25 aos 35 anos e aposta na realização de acções de forte cariz mediático.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-

Clube DOC festeja primeiro ano de vida
Elogio aos produtores e serviço aos consumidores

É ainda um bebé de 1 ano mas pode vir a crescer muito o clube DOC, projecto desenvolvido pela austríaca Susanna Tocca no seio da empresa DOC DMC, que escolheu o primeiro andar do restaurante Eleven, em Lisboa, para abrir portas. Um espaço que se coloca ao lado dos produtores e à mercê dos consumidores de vinho e que pretende ser uma referência na promoção de serviços e eventos ligados aos vinhos DOC portugueses.

Reportagem: Patrick Neves

—————————-
ACONTECIMENTOS (PDF)
—————————-

Paxá 2007
Produtor algarvio lança-se na criação de vinhos de excelência

“Paxá”, designação dada pelos turcos aos dirigentes de províncias do império Otomano que no ocidente significa “Excelência”, é nome de um vinho regional do Algarve, oriundo da zona vitivinícola de Lagoa, recentemente apresentado na capital.
Um tinto que exprime a intenção de Joaquim Lopes se afirmar na criação de vinhos
de qualidade, tal como outros viticultores algarvios que se afastaram das cooperativas para potenciar, em criações próprias, o valor enológico das suas uvas.

Texto: Patrick Neves

—————————-

Azeites e vinagres
Brilho em encontros mensais na Sala Ogival

Azeites e vinagres são estrelas nos encontros que a ViniPortugal e a Casa do Azeite promovem, todos os meses, na Sala Ogival, em Lisboa. Essenciais na cultura gastronómica mediterrânea, sobretudo na portuguesa, ambos se têm afirmado, e retirado mercado a outros condimentos e temperos, com evoluções na produção, engarrafamento, comercialização e imagem.

Texto: Patrick Neves

—————————-

TertÚlia
Conversas em Beja com vinhos da Herdade Cortes de Cima

No dia 12 de Fevereiro decorreu mais uma“Conversa Tertuliana” no Beja Parque Hotel. Segunda a coordenadora do projecto, Ana Paula Figueira, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja, esta iniciativa “dirige-se a todos aqueles que apreciam um bom dedo de conversa, de ouvir poesia, de reflectir em grupo sobre temas do nosso quotidiano, num ambiente agradável e despretensioso.

Texto: Manuel Baiôa

—————————-

Adega Coop. Nelas
Fernão Gonçalves Tinto DOC Dão Reserva 2006 com nova imagem

Foi com rótulo novo que a Adega Cooperativa Agrícola de Nelas apresentou, no dia 10 de Março, na garrafeira Vinhos à Solta no Dão, em Cascais, a colheita de 2006 do vinho Fernão Gonçalves Tinto DOC Dão Reserva. Um tinto que já faz parte do portfólio da Adega há 20 anos e homenageia um antigo sócio que reconverteu as vinhas em prol da qualidade dos vinhos da região.

Texto: Patrick Neves

—————————-

Michael Mascha
Especialista exibe melhores águas do mundo em Lisboa

As águas do mundo engarrafadas premium, ou gourmet, que em Portugal têm suscitado muita curiosidade e experimentação, foram o centro das atenções dum encontro com profissionais da restauração e hotelaria, conduzido pelo especialista Michael Masha, no dia 6 de Março, no restaurante Alma, em Lisboa.

Texto: Patrick Neves

—————————-

28ª Festa da Amendoeira em Flor e dos Patrimónios Mundiais 2009
Quinta do Carrenho – Almoço de lampreia com vinhos

Inserida no programa da quinzena das Festas da Amendoeira em Flor, em Vila Nova de Foz Côa, realizou-se no passado dia 28 de Fevereiro uma visita à Quinta do Carrenho, pertencente ao produtor Hernâni Verdelho, que incluiu prova de vinhos seguida de almoço de lampreia.

Texto: J.E. Aparício

—————————-

Capitais de Grandes Vinhedos
Entrega de prémios de enoturismo

Foram entregues os prémios aos vencedores do concurso da Rede de Capitais de Grandes Vinhedos, numa cerimónia que teve lugar no Museu do Vinho do Porto.

Texto: Marc Barros

—————————-

Hotel Vila Galé Cascais
Sofisticação e cores quentes marcam nova imagem

Ambiente sofisticado e decoração em tons quentes e acolhedores determinam a nova imagem do hotel Vila Galé Cascais, apresentada num jantar, elaborado pelo chef Francisco Ferreira, oferecido no passado dia 18 de Março a vários agentes e operadores turísticos locais.

Texto: Patrick Neves

—————————-

IDAT (Instituto para o Desenvolvimento da Actividade Turística das Beiras)
Promoção da riqueza turística da região centro

Para dar a conhecer a sua actividade, que consiste na promoção da riqueza da região centro junto dos diversos agentes locais, o Instituto para o Desenvolvimento da Actividade Turística das Beiras (IDAT) organizou um jantar, no dia 26 de Fevereiro, no hotel de Montemuro, em Castre Daire.

Reportagem: J. E. Aparício • Texto: Patrick Neves

—————————-

Vinhos no feminino
Visita da princesa Michael de Kent à Fundação Medeiros e Almeida

A princesa Michael de Kent, prima da Rainha Isabel II de Inglaterra, participou numa recepção e jantar realizado na função Medeiros e Almeida, que incluía uma selecção de vinhos do Porto, Setúbal e Ribatejo, os quais tinham o traço comum de serem o resultado do trabalho de produtoras.

Texto: Marc Barros

—————————-

Bachus
Encenações culinárias em ambiente Art Deco

Champanhe e ostras do Sado ao natural com limão, vinhos da região de Colares com tiborna de presunto pata negra com lágrima de queijo da serra e vieira com vinagrete de morango, constituíram o almoço que marcou a reabertura, em pleno coração de Lisboa, do restaurante de luxo Bachus.

Texto: Patrick Neves

—————————-

“No Alentejo há mais!”
Turismo do Alentejo apresenta campanha

A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo apresentou em Lisboa, no dia 19 de Março, a campanha “No Alentejo há mais!”, vantajosa para quem quer passar, pelo menos, duas noites na região. Ao aderir, o visitante aufere, entre outros benefícios, de descontos em actividades de animação turística e em programas de enoturismo, entradas gratuitas em museus e outras atracções, bem como estadias ou ofertas em restaurantes.

Texto: Patrick Neves

—————————-

Adega mayor
Jantar de prova de vinhos no Vino Tinto

Os vinhos da Adega Mayor presidiram a um jantar de prova realizado no restaurante Vino Tinto, em Lisboa, no passado dia 24 de Março. O enólogo responsável Paulo Laureano esteve ausente mas a Nectar conversou com Rita Carvalho, que o assiste na criação destes vinhos alentejanos de qualidade.

Texto: Patrick Neves

—————————-

capa72

Nectar: Edição 72/73

—————————-
REPORTAGENS (PDF)
—————————-

Caves Santa Marta
Renovação aos 50 anos

Nova imagem, nova designação para os DOC Douro e novo vinho no mercado.
Aos 50 anos, as Caves Santa Marta renovam-se, mostrando que a maior cooperativa duriense tem ambição para crescer.

Texto e fotos: Marc Barros

—————————-

Escolha de Jamie Goode
50 melhores vinhos portugueses

Pelo quinto ano consecutivo, a Embaixada de Portugal em Londres acolheu uma prova dos melhores vinhos nacionais. A selecção de 2008 coube ao conceituado jornalista e crítico Jamie Goode, que elegeu cinco brancos e 45 tintos.

—————————-

Casa Ermelinda Freitas
Vinhos à prova no Porto

O restaurante Porto Beer, em parceria com a Prime Drinks, levou a cabo uma prova de alguns dos vinhos mais emblemáticos da Casa Ermelinda Freitas, incluindo o novíssimo Dona Ermelinda Reserva 2004.

Texto: Marc Barros • Fotos: Marc Barros e cortesia porto palácio

—————————-
ACONTECIMENTOS (PDF)
—————————-

Protocolo de cooperação entre associações
Vinho, azeite, cortiça e cavalo lusitano concertam estratégias

Os quatro sectores-chave da agricultura portuguesa firmaram um acordo para decidirem eestratégias comuns, tanto a nível interno como externo

—————————-

Reciclagem de cortiça
Primeira unidade do mundo abriu em Portugal

A primeira instalação mundial de reciclagem de resíduos de cortiça, pertencente à Amorim Cork Composites, da Coriceira Amorim, foi inaugurada no dia 21 de Janeiro em Mozelos, concelho de Santa Maria da Feira.

—————————-