Concurso Internacional de Vinhos “Les Citadelles du Vin 2009”

Uma ponte entre viticultores e consumidores

Portugal mostrou em Bordéus o elevado nível qualitativo dos seus vinhos. 8 Trophée Citadelles, 6 Trophée Excelence, 10 Trophée Prestige

Texto: Bento de Carvalho

De 13 a 15 de Junho realizou-se na Salle des Chais de Portier, Bourg-sur-Gironde (Bordéus), o Concurso Internacional de Vinhos “Les Citadelles du Vin” 2009, organizado pela C.D.V., tendo participado 887 vinhos originários de 28 países.
Em boas condições de trabalho, os vinhos foram apreciados e classificados em absoluto anonimato por 47 profissionais de 18 nacionalidades, distribuidos por 9 comissões de avaliação, constituidas por um presidente e quatro elementos, sendo dois de nacionalidade francesa e três estrangeiros.
A ficha de prova utilizada, foi a ficha internacional designada por OIV/UIEO de 0-100 pontos e, do júri internacional fizeram parte Bento de Carvalho e Jorge Ricardo da Silva em representação de Portugal.
Dos 887 vinhos que estiveram presentes a concurso, o júri internacional atribuiu 255 medalhas, sendo 50 Trophée Citadelles (Medalha de Ouro), 80 Trophée Excelence (Medalha de Prata) e 125 Trophée Prestige (Medalha de Bronze).
Portugal esteve presente com 65 vinhos e conquistou 24 medalhas (36,35% dos vinhos apresentados).
Felicitamos o presidente do concurso Bernard Latouche, o Comissário Geral Jacques Bloin e toda a equipa da organização, pela realização do concurso, em tempo de crise, que teve por objectivo valorizar o vinho, distinguir a qualidade, aumentar a sua visibilidade e proporcionar prazer aos consumidores.
Finalmente felicitamos os concorrentes, principalmente os premiados, que pelo seu trabalho, esforço e valor profissional, que viram o nível qualitativo dos seus vinhos ser reconhecido por um júri internacional, conhecedor, exigente e altamente qualificado.