vinhoqqc_76

Garrafeira “Vinho em qualquer circunstância” (PDF)
Um paraíso para apreciadores e amantes do vinho

O conceito do espaço não se restringe a um simples restaurante, garrafeira ou loja de produtos gourmet. Vinho em qualquer circunstância é tudo isso e muito mais: um autêntico paraíso para apreciadores e amantes do vinho que, na vila da Batalha, encontram uma casa a eles inteiramente dedicada…

Reportagem: Patrick Neves

Numa das mais turísticas e bonitas vilas da região centro, a Batalha, o histórico bar Circunstância (que existia há 16 anos) deu lugar, em Setembro de 2006, ao Vinho em qualquer circunstância – um espaço multifacetado dedicado a todos os apreciadores e amantes do vinho, criado a partir duma ideia original que junta vários conceitos num só. Localizado a cerca de 200 metros do Mosteiro de Santa Maria da Vitória e próximo das principais vias de comunicação (A1, A8 e IC2), trata-se dum local de convívio e lazer que proporciona diversas acções relacionadas com vinho que o cliente pode experimentar: provas de vinhos, degustação de petiscos e pratos tradicionais, vinho a copo, exposições, loja de vinhos, acessórios e produtos gourmet, e ainda Clube Enófilo.
Inovador em design e bom gosto, tem uma decoração pormenorizada e requintada, iluminada por enormes candeeiros em acrílico de tons fortes e quentes. No rés-do-chão, o restaurante assume o maior protagonismo, com lugares junto às enormes janelas e mesas cuidadosamente postas (incluindo cadeiras com frases e provérbios alusivos ao vinho inscritos em vidro nas costas), balcão com garrafeira refrigerada, mesas com bancos altos e uma área mais cosy, com sofá e mesas baixas. Ao fundo, a loja de vinhos e produtos gourmet tem um mostruário onde se destacam caviares, vinagres e azeites e, ao centro, um espaço lúdico integra, para além duma Biblioteca Enófila com livros, jogos, revistas, jornais e outras publicações. Todos os vinhos disponíveis na carta, cerca de 500 referências de todo o país e alguns estrangeiros, têm aconselhamento especializado e várias opções a copo, podendo ser também adquiridos na loja. As garrafas estão expostas em cubos de vidro que, no primeiro andar, assumem a função de mini garrafeiras.

Clientes compram a própria garrafeira e armazenam os seus vinhos
O piso superior foi reservado à sala de refeições e à galeria do Clube Enófilo, uma zona reservada e de acesso exclusivo, onde os clientes interessados podem adquirir a própria garrafeira e armazenar os seus vinhos. Cada garrafeira é constituída por um cubo particular, feito por alvéolos em vidro com estrutura de madeira, que servem simultaneamente de divisória e elemento decorativo.
Para se tornar sócio é necessário preencher uma ficha de adesão, posteriormente levada a apreciação pela direcção do Clube, permitindo o acesso a preços muito vantajosos no que diz respeito a vinhos e tendo, entre outros benefícios, 20% de desconto em todos os produtos da loja, assim como reduções junto dos parceiros associados. Cada membro obtém um dos 448 cubos disponíveis para armazenar as suas garrafas (que podem ser trazidas de casa ou adquiridas na loja), um cartão especial Clube Enófilo e acesso privilegiado às newsletters com todas as promoções e eventos a realizar.
Através do site www.circunstancia.com.pt o associado pode, entre outras vantagens, consultar o seu cubo, participar no fórum e fazer compras online.

Área reservada a grupos de empresas ou particulares
Para grupos de empresas ou eventos particulares está reservada uma área de provas e degustação de vinhos, de acordo com a solicitação do cliente, onde podem organizar-se reuniões e eventos com capacidade até 100 pessoas ajustados à medida das empresas. Mediante reserva, o espaço pode ser usufruído fora do horário habitual de funcionamento do estabelecimento, podendo ser uma excelente alternativa para um lanche de fim de tarde, jantar ou mesmo para uma refeição fora de horas (a cozinha encerra de segunda a quinta às 23.30 horas e, às sextas e sábados, às 24.00 horas).

A filosofia do espaço
Segundo Goretti Coelho, membro da Direcção, “os objectivos do Vinho em qualquer circunstância foram sendo alterados à medida que o espaço foi criado pois a intenção inicial era fazer uma tasca moderna. Toda a carta gastronómica foi pensada tendo em conta esse critério (sendo maioritariamente formada por petiscos, ou tapas) mas rapidamente se percebeu que o cliente que vem com alguma frequência e degusta um vinho de 60, 80 ou 120 euros prefere um prato completo e, por isso, disponibilizamos agora para além de 18 petiscos diferentes, 5 pratos de carne e 5 de peixe, que mudam trimestralmente. A ideia inicial de Alfredo Monteiro, o principal sócio do projecto e proprietário do bar Circunstância, era transformar o espaço em algo diferente e, visto que sempre foi apaixonado por vinhos, resolveu criar este projecto”.
“Para a remodelação foi contratado um gabinete de arquitectos de Porto-de-Mós, guiado por André Silva, mas grande parte da decoração fica a dever-se ao gosto pessoal de Alfredo Monteiro que tem muito jeito e já possuía em casa uma garrafeira considerável”.

Os vinhos disponíveis
Para comprar e levar para casa, deixar no cubo ou acompanhar um petisco ou refeição, o Vinho em qualquer circunstância disponibiliza cerca de 500 referências de néctares de todo o país e alguns estrangeiros (todos climatizados). “Em termos de margem de lucro o máximo que se obtém com a venda de cada vinho é 70%, e quanto mais alto é o preço menor é a percentagem cobrada. Isto permite ao cliente enófilo beber um vinho muito bom a um preço muito interessante o que de certa maneira vai fidelizar a sua presença no espaço”, explicou Goretti Coelho. “No Clube Enófilo os preços praticados são 20% abaixo daqueles que existem no restaurante havendo também vinhos muito caros que não estão inscritos na carta por existirem em quantidades muito reduzidas. Para o cliente normal existem 20 vinhos servidos a copo, entre tintos, brancos, vinhos do Porto, licorosos e vinhos de sobremesa, que mudam mensalmente e provêm de todas as regiões vinícolas portuguesas”.
Pedro Sousa, Wine Manager, disse que “a escolha para inserir vinhos na carta recai essencialmente sobre referências de pequenas produções, das quais 98% são vinhos de qualidade nacionais de todas as regiões. Temos também as marcas mais conhecidas e solicitadas, no entanto, a intenção é dar a conhecer produtos novos que vamos descobrindo, aceitando por vezes sugestões de clientes que, frequentemente, nos despertam o interesse para conhecer determinada marca ou produtor. Existem ainda vinhos de países como o Chile, Austrália ou África do Sul”.
E porque o vinho se bebe em qualquer circunstância e lugar, mas não de qualquer maneira, a atenção no serviço é redobrada: copos Riedel, bons utensílios do vinho, aconselhamento sábio e temperaturas adequadas transformam aqui as degustações em momentos vividos, únicos e, certamente, inesquecíveis… •

Garrafeira
Vinho em qualquer circunstância

Morada: Estrada de Fátima, 15 2440-901 Batalha
Tel: 244 768 777
Fax: 244 768 695
E-mail: geral@circunstancia.com.pt
Site: www.circunstancia.com.pt
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª das 17.00 às 00.00 h;
Sábado das 12.00 à 01.00 h; Domingo das 12.00 às 16.00 h.