entrevista_76

União potencia oferta de produtos e serviços de codificação (Pdf)

A Markem e a Imaje, líderes mundiais de soluções de identificação e rastreabilidade de produtos para clientes da indústria da embalagem, fundiram-se numa única empresa, potenciando a sua oferta. Junho marca o início da presença desta união em Portugal e a Nectar percebeu junto de António Barris, EMEA Sales Director da Imaje, os benefícios desta parceria.

Entrevista: Patrick Neves

António Barris exerce funções na Imaje Tecnologias de Codificação Lda. há 15 anos, tendo sido director-geral da filial portuguesa e, em 2004, responsável pela acção da empresa em França, Suíça, Benelux, África e Médio Oriente. Três anos depois, torna-se director comercial EMEA (Europa, Médio Oriente e África), supervisionando a integração da Markem-Imaje em diversos países, nomeadamente em Portugal.
Segundo as suas palavras “a marcação é uma área onde a inovação tecnológica e a dinâmica comercial andam de braço dado, fazendo com que a palavra rotina seja apagada do léxico e seja substituída por desafio, numa constante busca de resposta, em antecipação às necessidades dum mercado em velocidade TGV”. Em Novembro de 2007, o anúncio da fusão com a Markem surge como “forma de reforçar a complementaridade das respectivas gamas de produtos, a sua cobertura geográfica e sobretudo a sua grande experiência neste mercado”, sendo que é a “melhor maneira de proporcionar mais valor acrescentado aos clientes”.
Em 2008, “a prioridade foi a integração das actividades onde as duas empresas tinham presença directa (através de filial), seguindo-se os países onde a presença era mista (através de filial e distribuidor), como é o caso português”.
Desde o dia 1 de Junho de 2009, as actividades das duas empresas passam assim a estar debaixo da responsabilidade da filial portuguesa Markem-Imaje, servindo esta decisão “como reforço da presença directa da Imaje em Portugal, que já vem desde 1988, tendo criado, ao longo de mais de 20 anos, uma imagem de grande profissionalismo e proximidade com os clientes, fruto de um trabalho constante das suas equipas no terreno”.

Número 1 no sector de codificação e marcação
A apresentação da nova imagem decorreu na FIL Alimentaria 2009, tendo obtido grande aceitação por parte dos clientes e mercado em geral, reafirmando a Markem-Imaje como “a referência da codificação e marcação em Portugal”.
Considerada número 1 no sector de codificação e marcação e com uma quota de mercado próxima dos 50%, foi pioneira na cobertura geográfica do país, tendo desde sempre uma presença directa em Lisboa (sede) e no Porto, com um total de mais de 20 trabalhadores. Tal como na capital, a delegação nortenha possui uma equipa técnica e de vendas com uma vasta experiência; sendo “estratégia global da Markem-Imaje manter a mesma alta qualidade de serviço em qualquer ponto do país, região e mesmo a nível mundial”. A organização implantada é semelhante em todos os países, assegurando a assistência antes e pós-venda, fornecimento de consumíveis e logística (através de departamentos especializados), e uma coerência e uniformidade de serviço, fundamental num mundo global como o de hoje.
“A prioridade agora é assegurar a todos os nossos clientes o mesmo nível de serviço”, sendo que “a dinâmica da Markem-Imaje, num ambiente económico difícil, é ser capaz de responder em antecipação às exigências do mercado, esperando-se para breve algumas novidades, ainda antes do Verão”, revelou António Barris.

Sector vinícola prioritário
Considerado prioritário para a Imaje, o sector vinícola tem uma presença muito forte na marcação de garrafas e no domínio das soluções para caixas e paletes, utilizando as mais diversas tecnologias (jacto de tinta, Laser, Alta Resolução, DOD, P&A, entre outras), “capazes de apresentar a melhor solução global, integrando também softwares de gestão e integração dos equipamentos e, sobretudo, oferecendo o mais baixo custo de marcação disponível no mercado”. As centenas de equipamentos Markem-Imaje espalhadas pelo país são prova da sua liderança neste sector, havendo uma tendência de crescimento relativamente a 2008, o que antecipa uma excelente perspectiva para 2010.
Com mais de 95 anos de experiência, a Markem-Imaje é subsidiária do nova-iorquino grupo Dover, fornecendo soluções totalmente integradas que permitem a qualidade e segurança do produto, conformidade com a regulamentação do retalhista e melhoria contínua nos processos de fabrico. Com sede desde 1982 em Bourg-les-Valence, França, emprega mais de 2800 pessoas em 33 países, incluindo uma carteira de mais de 30 000 clientes. É apoiada por 6 centros I&D, diversos núcleos de reparação de equipamentos e fábricas.
As novas instalações em Portugal, no Sintra Business Park, têm uma área de escritórios de 500m2 e um armazém com cerca de 150m2. •